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Automação de marketing: o que é e como implantar na empresa

Automação de marketing: o que é e como implantar na empresa

As soluções de automação de marketing podem fornecer grandes resultados. Produtividade incrível, engajamento direcionado, alinhamento de vendas e marketing, além de visão clara do que está — ou não — funcionando. 

Na verdade, de acordo com o eMarketer, 86% dos profissionais de marketing afirmam que a automação de marketing melhorou a nutrição, 73% dizem que essa estratégia deu resultados mensuráveis ​​e 66% enfatizam que otimiza significativamente o direcionamento e a personalização.

Ao automatizar muitas dessas tarefas, é possível enviar a mensagem certa para o usuário certo e na hora certa. E o resultado, como mostra a pesquisa citada acima, permite que sua empresa cresça mais rapidamente.

Ficou interessado em saber mais sobre a automação de marketing, e como implantá-la em sua empresa? Então você veio ao lugar certo! Confira o artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas!

O que é automação de marketing?

Todas as empresas partilham de um desejo comum: maior receita e crescimento mais rápido a um custo menor. Mas muitas lutam para alinhar seu pessoal, processos e tecnologia para atingir esses objetivos.  

A automação de marketing resolve esse problema. Ela permite que as empresas otimizem, automatizem e avaliem as tarefas e fluxos de trabalho de marketing para que possam aumentar a eficiência operacional e a receita com mais rapidez. 

Esta categoria de tecnologia de software foi projetada para que as organizações comercializem mais efetivamente em vários canais e automatizem as tarefas repetitivas. A automação de marketing permite muitas práticas de marketing modernas, incluindo geração de leads, segmentação, promoção e pontuação de leads, marketing de relacionamento, venda cruzada, retenção, além de medição de retorno sobre o investimento (ROI).

Inicialmente usadas para grandes empresas, as ferramentas de automação de marketing se tornaram mais predominantes e escaláveis ​​para empresas de pequeno e médio porte. Não é à toa que a automação de marketing deixou de ser algo apenas bom, mas fator determinante para toda empresa que deseja atingir o sucesso mais rapidamente.

E como implantar em sua empresa?

Para começar, você precisa pensar sobre seus objetivos e como alcançá-los. Determine o que você deseja que a automação de marketing o ajude a fazer. 

O início pode ser feito seguindo essas etapas:   

Etapa 1: Planejamento

Se você puder definir exatamente o que está procurando e o que está tentando realizar, será mais fácil para você e suas partes interessadas avaliarem e selecionarem uma plataforma de automação. 

Por isso, faça uma lista de necessidades e desejos e veja qual solução atende aos critérios mais essenciais. E não esqueça de garantir o alinhamento multifuncional: vendas e marketing precisam trabalhar juntos para entregar resultados. 

Etapa 2: Implementação

Depois de escolher a plataforma, descubra quem na equipe precisa usar o sistema e ofereça o treinamento adequado. Alguém precisa ser o proprietário da tecnologia e a pessoa responsável pelas perguntas. 

A solução certa de automação de marketing ajuda a unir todas as pessoas, ferramentas e processos em suas equipes de marketing e vendas. Para tanto, deve ser uma solução que integre seu sistema CRM, qualificação de leads, insights de vendas e fluxos de trabalho entre departamentos.

Assim que a automação de marketing estiver instalada e funcionando, verifique com frequência para garantir que está funcionando conforme o desejado. 

Etapa 3: Acompanhe os resultados

Relatórios e análises ajudam a provar o impacto de seus esforços de marketing, certificando-se de medir todos os dados necessários, o envolvimento da conta e o impacto combinado das vendas e atividades de marketing. 

A dica é entender quais indicadores-chave de desempenho (KPIs) são os mais importantes para rastrear e quais áreas de marketing fornecem o melhor ROI. 

Etapa 4: Otimize

Assim que os dados e KPIs começarem a chegar, será possível realizar otimizações para obter melhores resultados. Quando você consegue distribuir a receita por várias atividades através da automação, fica mais fácil identificar quais atividades de marketing são eficazes na parte superior e inferior do funil. 

Por exemplo, você pode determinar que as feiras de negócios são ótimas para obter leads, enquanto os webinars são mais eficazes para direcionar os leads pelo funil. Sem a atribuição multitoque, é difícil aprender essas informações e suas campanhas podem não ser tão bem-sucedidas. Você deve conhecer seu público e o que funciona para ele.

O caminho ideal é a terceirização

Como empresário, sempre há mais trabalho a ser feito do que tempo para fazê-lo. Quando se trata de promover e expandir seus negócios, a chave para um maior sucesso (e menos trabalho) pode ser terceirizar sua automação de marketing com uma agência que seja especializada na área.

Terceirizar seu marketing digital permite que você tenha uma equipe profissional focada no seu negócio. E essa agência cuidará da sua divulgação total. As tarefas podem incluir redação ou gerenciamento de blogs, criação de anúncios, criação de postagens em mídias sociais, produção de conteúdo de vídeo, criação de iscas digitais, gerenciamento de campanhas pay-per-click (PPC), além de gerenciamento de SEO

Esses são exemplos de serviços de marketing que muitas vezes são terceirizados para agências de marketing que demonstraram experiência nessas áreas. E a automação de marketing também é um item que você pode terceirizar, permitindo que a implementação na sua empresa ocorra da forma mais rápida possível.

Trabalhar com profissionais de marketing digital que são especialistas em suas áreas significa transferir suas funções para alguém que sabe como conseguir os resultados que você procura.

Você ou seus funcionários têm experiência prática em marketing digital necessária para implementar sua estratégia de marketing ou de implementação de um sistema de automatização de marketing? Talvez. Mas desfocar da atividade-fim, gastar tempo e dinheiro sem entender se aquilo dará resultados nem ter acesso a métricas, nem sempre pode ser vista como  uma boa decisão.

Por isso, ao decidir pela contratação de uma agência, verifique se ela tem capacidade e profissionais treinados para a implementação de ferramentas de automação de marketing. Se a resposta for sim, saiba que está no caminho certo.

Contando com especialistas para realizar suas tarefas de marketing online com rapidez e eficiência, você pode realizar mais tarefas enquanto libera tempo para fazer o trabalho que foi feito para você. 

A escolha certa para você

Agora que você já descobriu o que é a automação de marketing e que é muito mais vantajoso contratar uma agência para executar o trabalho, é hora de decidir qual empresa quer ter como parceira no crescimento do seu negócio.

Aqui na Sardagna Web contamos com uma equipe de profissionais especialistas em marketing digital, e que usam softwares e CRMs especializados em automação de marketing, que vão fazer seus resultados aparecerem muito mais rapidamente. 

Nossa equipe, além de cuidar de toda a automatização do seu marketing, irá produzir seu conteúdo para que atinja o cliente certo, no momento certo. Isso permite que seu investimento seja sempre bem utilizado e você possa acompanhar por meio de relatórios seus retornos.
Portanto, se você deseja implantar a automação de marketing na sua empresa, a Sardagna Web é sua melhor opção. Entre em contato com nosso time e veja como vamos fornecer grandes resultados para você!

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