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Métricas de Marketing Digital: O que é e como funciona?

Métricas de Marketing Digital: O que é e como funciona?

As métricas de marketing digital são fundamentais para você medir a performance de sua campanha digital. E quando bem usadas, elas podem ser fundamentais para você realizar uma distribuição correta dos investimentos e ter um melhor retorno nas ações de marketing.

Como o marketing digital é algo que está em constante evolução, é natural alguns empreendedores ainda não darem a devida atenção às métricas, ou então delegar a leitura delas a pessoas sem o devido conhecimento técnica para realizar a análise. Ao tomar tal decisão, você pode estar perdendo grandes oportunidades de alavancar seu negócio.

Para você entender um pouco melhor sobre sua importância, e como elas podem impactar no seu negócio, separamos 7 métricas de marketing que merecem sua atenção. Confira!

1. Sessões ou Visitas

O volume de tráfego que seu site recebe pode ser medido pela função Sessões ou Visitas. Sessões não são necessariamente quantidade de pessoas que acessaram seu site, mas sim quantas visitas tais usuários fizeram ao site dentro do período determinado. No ambiente offline, seria a mesma coisa que contar quantas pessoas entraram em sua loja física durante determinado período.

Saber ler essa métrica é essencial para estar atento ao seu funil de vendas, já que quanto mais sessões/visitas seu site receber, mais chances você terá de fechar um negócio. Por isso, essa é uma métrica que precisa ser acompanhada constantemente para quem quer ter sucesso com seu empreendimento também no ambiente digital.

Se a ferramenta que você usa para acompanhar seu site é o Google Analytics, essa aba  é facilmente encontrada no menu lateral esquerdo.

2. Taxa de conversão

A efetividade do seu site, ou seja, a quantidade de negócios que você realiza por ele ou de cadastros realizados, é medido por meio da métrica conhecida como Taxa de Conversão. Para medir isso você pode dividir a quantidade de vendas que seu site gerou pela quantidade de visitas que recebeu. Por exemplo, se você teve 100.000 acessos, e fechou 1.000 negócios efetivados, sua taxa de conversão do site é de 1%.

É por meio dessa métrica que você avalia a efetividade do seu site ao longo do tempo, seja para a geração de novos negócios ou na captação de leads. Se sua taxa de conversão cai, pode ser porque você passou a receber muito mais visitas, ou porque sua estratégia não está bem elaborada e negócios não estão sendo fechados. Por isso, é necessário estar bastante atento e corrigir qualquer problema com base na análise das métricas do marketing digital.

3. ROI e ROAS

As duas métricas de marketing mais importantes são o ROI e o ROAS. O primeiro significa Return on Investiment, ou Retorno Sobre o Investimento, enquanto o ROAS significa Return on Advertising Spend, ou Retorno com Gastos de Anúncios em português.

Ambos são indicadores-chave no marketing digital e servem para verificar a efetividade dos seus investimentos. O ROI mede o resultado final do seu negócio, ou seja, ele calcula o seu faturamento menos as despesas, e esse resultado será qual o retorno que seu investimento teve ao longo do período.

Já o ROAS é bastante similar, mas como não considera todas as despesas, ele mede apenas as despesas envolvidas com publicidade, sem considerar os outros investimentos do seu negócio para realizar a venda, levando em conta somente o custo por oportunidade.

4. CAC

Outra das métricas do marketing digital importante de ser lida é o CAC, que significa Custo por Aquisição de Cliente. Ela serve para medir quanto você gastou para conseguir fechar uma venda, seja para um produto ou serviço. 

Para chegar ao resultado final do CAC, é necessário incluir todos os custos envolvidos no processo, como investimentos em publicidade, vendas, salários, custos fixos, etc. Com base neste valor, você divide pela quantidade de clientes que fecharam negócio dentro do período estipulado. O resultado será o valor médio de investimento necessário para aquisição de cada novo cliente.

5. Taxa de cliques

A taxa de cliques, ou CTR (click-through-rate) diz muito sobre a efetividade da sua campanha. Ou seja, ela mede cada clique dado em seus anúncios e também pode ser considerada como uma das métricas de marketing digital mais importantes.

É por meio dela que você medirá aspectos de uma campanha ou anúncio, segmentação, imagens, textos e, principalmente, a palavra-chave. Com essa métrica é possível corrigir campanhas já em andamento, melhorando seu retorno sobre o investimento.

6. Custo por Clique

Quando trata-se de uma campanha paga, o custo por clique (CPC) é uma métrica importantíssima a se medir. É nela que você determina quanto está sendo investido por cada pessoa que chega até seu site, já que são pagos apenas os cliques que as pessoas dão em seu anúncio. 

Entre as métricas do marketing, ela serve também para avaliar quais versões de anúncio performam melhor, e quais devem ser alterados. 

7. Tempo gasto no site

O tempo que o cliente fica no seu site é outra das métricas de marketing digital que precisam atenção. Elas dão uma informação valiosa, mostrando se o conteúdo produzido é envolvente ou não. Com base nela, você pode promover ajustes em seu site ou então mudar completamente sua estratégia.

Métricas de Marketing Digital

Como você viu em nossa lista, cada uma das métricas de marketing são importantes de serem analisadas e, individualmente, elas lhe entregam informações valiosas para sua estratégia

Diferente do marketing offline, onde é difícil medir a performance de sua campanha ainda durante seu andamento, no online tudo pode ser medido em tempo real, permitindo que ajustes possam ser feitos sempre que necessário.

Nossa dica final é sempre analisar cada uma das métricas de forma isolada e como ela impacta de forma global em sua estratégia de marketing digital. Assim, você consegue ter real noção de quanto seu investimento — seja no site ou em uma campanha específica — está tendo de retorno em clientes.

Se gostou de nosso artigo sobre métricas de marketing digital, confira também o material que preparamos sobre anunciar no Google. E já adiantamos: ele é mais barato do que você imagina! Boa leitura!

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